Questões comentadas do ENEM

Através de uma conversa, muito agradável por sinal, com o amigo Cláudio Gonçalves, resolvemos publicar aqui, algumas questões comentadas das provas do ENEM dos anos anteriores, em especial as direcionadas a área de Ciências da Natureza.

Esperamos que todos os inscritos na avaliação, que acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, possam aproveitar bem esse espaço para aprimorar seus estudos. Tomaremos como material de apoio os fascículos disponibilizados pela Fundação Demócrito Rocha.

Bons estudos a todos.

Prof. Paulo Robson.
Foto: Google Imagens

ENEM 2009 - Prova Anulada
A ultrassonografia, também chamada de ecografia, é uma técnica de geração de imagens muito utilizada em medicina. Ela se baseia na reflexão que ocorre quando um pulso de ultrassom, emitido pelo aparelho colocado em contato com a pele, atravessa a superfície que separa um órgão do outro, produzindo ecos que podem ser captados de volta pelo aparelho. Para a observação de detalhes no interior do corpo, os pulsos sonoros emitidos têm frequências altíssimas, de até 30MHz, ou seja, 30 milhões de oscilações a cada segundo.
A determinação de distâncias entre órgãos do corpo humano feita com esse aparelho fundamenta-se em duas variáveis imprescindíveis:
a) a intensidade do som produzido pelo aparelho e a frequência desses sons.
b) a quantidade de luz usada para gerar as imagens no aparei ho e a velocidade do som nos tecidos.
c) a quantidade de pulsos emitidos pelo aparelho a cada segundo e a frequência dos sons emitidos pelo aparelho.
d) a velocidade do som no interior dos tecidos e o tempo entre os ecos produzidos pelas superfícies dos órgãos.
e) o tempo entre os ecos produzidos pelos órgãos e a quantidade de pulsos emitidos a cada segundo pelo aparelho.


Resposta no Comentário da Postagem

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Solução Comentada: A ecografia baseia-se no fenômeno da refração. Os pulsos emitidos pelo aparelho são parte refletidos e parte refratados na superfície dos órgãos. A parte refletida volta com a mesma velocidade e a parte refratada prossegue no novo tecido com a velocidade alterada. Em ambos os casos a frequência permanece inalterada. O tempo de retorno dos ecos é proporcional à distância da pele à superfície do órgão examinado.

    Resposta: D

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!