Foto: Prof. Paulo Robson |
Trabalhamos esta semana com alunos das turmas de 8º ano (A e B) da Escola Fundamental 18 de Dezembro de Altaneira, uma dinâmica bem descontraída e divertida, que intitulamos de "Estimativa e Medição".
Foto: Prof. Paulo Robson |
A brincadeira consiste em trabalhar em grupo, desenvolver a capacidade de interação, percepção e locomoção por todo ambiente escolhido para o trabalho, em nosso caso, a sala de aula. Na atividade os grupos tem que escolher um objeto qualquer de seu material didático e com ele fazer medições de outros objetos escolhidos pelo professor, mas antes disso, cada participante deve fazer sua estimativa de cada valor a ser obtido, em cada medida do objeto escolhido pelo professor o aluno que acertar ou mais aproximar-se ganha um ponto, sendo vencedor aquele que obtiver o maior número de pontos.
Com essa dinâmica podemos abordar assuntos riquíssimos de nossa disciplina como por exemplo apresentar e utilizar várias unidades de medidas, inclusive as usadas como padrão para medições. Podemos ainda desenvolver a capacidade de estimativa dos estudantes, bem como explicar o conceito de medir como o simples ato de comparar.
Os resultados foram os melhores possíveis, pois quase todos os objetivos propostos foram atingidos, acarretando em uma aula bem descontraída e proveitosa.
0 Comentários
Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.
Muito obrigado por participar de nosso Blog!
Abraços!