O segredo está em um material chamado sílica pirogênica e na criação de bolsas de vácuo no interior de painéis muito finos. [Imagem: Fraunhofer] |
Estas são algumas das promessas feitas por engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha.
Sílica pirogênica
Klaus Noller e seus colegas criaram uma nova família de isolantes térmicos que são os mais finos e mais eficientes já fabricados.
O segredo está em um material chamado sílica pirogênica e na criação de bolsas de vácuo no interior de painéis muito finos.
Acelerando o tempo
O novo material isolante contém uma matriz híbrida orgânica-inorgânica feita de óxido de silício, que é extremamente densa e virtualmente impenetrável por líquidos e até por gases.
Agora os engenheiros estão submetendo o material a testes de durabilidade: enquanto uma geladeira só precisa durar 20 anos, a camada de proteção térmica de um edifício deve ser capaz de resistir durante pelo menos 50 anos.
Os testes de durabilidade e estabilidade estão sendo feitos dentro de câmaras climáticas, que simulam sucessivas alterações de estação para estação - os testes deverão serão concluídos em apenas alguns meses.
Fonte: Inovação Tecnológica
0 Comentários
Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.
Muito obrigado por participar de nosso Blog!
Abraços!