Foto: Prof. Wanderli |
No encontro, deste final de
semana, 25 e 26, do Cursode Especialização em Ensino de Física da Universidade Regional do Cariri – URCA,
tivemos uma participação efetiva na conclusão da disciplina Teorias de Aprendizagem, ministrada pelo
professor Dr. Augusto Nobre.
Como parte da avaliação, para
obtenção de nota na disciplina, cada um dos 15 alunos teria que apresentar um seminário na forma de aula expositiva,
desenvolvendo temas diversos relacionados às teorias de aprendizagem, que foram
selecionadas pelo professor.
Em nosso trabalho, realizamos a
apresentação de uma aula de 58 minutos, tendo como tema o artigo “Abordagem
Temática: Natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS”, cujos autores
são Décio Auler, Antonio Marcos Teixeira
Dalmolin e Veridiana dos Santos Fenalti, obtendo conceito satisfatório.
Foto: Prof. Wanderli |
Na exposição das ideias, buscamos
tratar a importância do desenvolvimento de temas sociais vividos cotidianamente
pelos alunos nas nossas aulas, além de aproximar as realidades “mundo da
escola” e “mundo da vida”. Analisamos o que o educador brasileiro Paulo Freire
e os pressupostos formulados pelo enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS)
afirmam em comum e suas divergências. Para ver o artigo na íntegra clique aqui.
0 Comentários
Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.
Muito obrigado por participar de nosso Blog!
Abraços!