Nesta segunda-feira, dia 7, às 10 horas, na Escola de Ensino Médio César Cals, em Fortaleza, foi lançada uma proposta de Reorganização Curricular do Ensino Médio. O evento contou com as presenças do coordenador de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretaria da Educação (Seduc), Rogers Mendes, do coordenador da Superinetendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) - 1ª e 3ª regiões, do Núcleo Gestor da Escola, professores, alunos e comunidade escolar. Nesse momento, 12 escolas da rede estadual de ensino do Ceará darão início à implantação da proposta, inspirada nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE nº 2, de 30 de janeiro de 2012) e nos Protótipos Curriculares para o Ensino Médio elaborados pela UNESCO, representação no Brasil.
Conforme Rogers Mendes, a principal novidade desta Reorganização Curricular é o redimensionamento dos tempos das disciplinas e a estruturação do Núcleo Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais, onde trabalho e pesquisa configurarão como princípios educativos. Este Núcleo tem como finalidades a superação da fragmentação dos conteúdos escolares, o envolvimento dos estudantes em práticas de pesquisa e intervenção sob a orientação de seus educadores, o estímulo do protagonismo estudantil, fincado nos princípios da aprendizagem cooperativa.
A iniciativa foi estruturada pela Seduc, em parceria com o Instituto Aliança, responsável pela concepção e acompanhamento do Projeto Com.Domínio Digital, desenvolvido em 30 escolas estaduais. A Secretaria disponibilizará 40 notebooks para cada uma das doze escolas que participará desta primeira etapa de implantação desta proposta. Estes equipamentos serão usados pelos estudantes em suas atividades acadêmicas na escola, principalmente relacionadas às atividades do Núcleo.
Fonte: Seduc-CE
0 Comentários
Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.
Muito obrigado por participar de nosso Blog!
Abraços!