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Em 2011, o Ceará superou o resultado esperado para o Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da
Educação (MEC), na última terça-feira, dia 14. O indicador é
constituído a partir da nota da prova que é aplicada pelo MEC aos
alunos do 5° e 9° anos do ensino fundamental e do 3° ano do ensino
médio e considera também os índices do fluxo escolar nestas etapas. As
notas são relativas às redes pública e privada.
Os índices do Ceará superam a média das regiões Norte e Nordeste em
todas as etapas. Foi o Estado que apresentou o maior crescimento nas
séries iniciais. O IDEB da rede pública passou de 4,1 em 2009 para 4,7,
alcançando a média da rede pública nacional. Conforme explica a
secretária Izolda Cela, considerando a série histórica do IDEB, a rede
pública do Ceará que, em 2005, obteve o baixo índice de 2,8, subiu
quase 2 pontos, o que é muito significativo. “Para se ter uma ideia
mais precisa deste movimento, a projeção que o MEC faz para a rede
pública do Estado em 2019 seria 4,8 ” - ressalta.
Desempenho relativamente superior às médias das Regiões Norte e
Nordeste e do Distrito Federal ocorreu no desempenho das séries finais
do Ensino Fundamental. A rede pública do Estado do Ceará teve o segundo
melhor nível de crescimento entre os estados brasileiros, juntamente
com os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O índice da rede
pública do Ceará passou de 3,6 para 3,9, alcançando a média da rede
pública brasileira. A projeção do Ministério estabelece o índice de
4,0 para 2015 para esta etapa.
Izolda Cela explica ainda que os resultados de desempenho no ensino
médio, de longe a etapa que apresenta os maiores desafios para o
sistema educacional brasileiro, apresentou, em geral, um quadro de
decréscimos e níveis muito baixos de crescimento. O Estado do Ceará
manteve o índice que se equipara à média das redes estaduais
brasileiras, 3,4. “Importante registrar que, pela primeira vez, a rede
pública do Estado do Ceará alcança a média das redes públicas
brasileiras nas três etapas da educação básica avaliadas pelo
Ministério da Educação” - complementa a secretária.
Por entender que os desafios a serem vencidos em direção a um
sistema público de qualidade ainda são muito grandes, O Governo do
Estado, por meio da Secretaria da Educação, avalia estes resultados
como bastante animadores. Para Izolda Cela, é um sinal muito evidente
da efetividade de uma política que articula metas claras, ações
vigorosas de apoio e acompanhamento, avaliação, incentivos e níveis
elevados de responsabilização. “ Um outro pilar em que se firma esta
política é a cooperação e parceria entre o Estado e os municípios
cearenses, pois potencializa a força da administração pública na
prestação do serviço à população”- reforça. No Ceará, 52,2% dos
municípios alcançaram e/ou superaram a média da rede pública brasileira
nas séries iniciais. A Seduc analisa como um crescimento muito
significativo.
Conforme a secretária Izolda Cela, o Governo do Estado continuará
envidando todos os esforços para que o Ceará continue com este ritmo de
crescimento. Serão fortalecidas as ações de cooperação com os
municípios através do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que
estendeu suas ações até o 5º ano, o PAIC +5, assim como os programas e
ações direcionadas para a melhoria das escolas da rede estadual,
especialmente do ensino médio.
Também haverá a continuidade no fortalecimento das Escolas
Estaduais de Educação Profissional, o incremento fortíssimo na
melhoria dos equipamentos e das estruturas da rede estadual, a melhoria
das condições de trabalho dos profissionais e os projetos que visam
tornar a escola de ensino médio mais atrativa para os jovens. De acordo
com a Seduc, considerando, inclusive, o incentivo ao protagonismo da
juventude como condição imprescindível para que as metas de melhoria
sejam alcançadas.
Fonte: Seduc CE

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