Um tipo de vaso sanitário que vem substituindo as válvulas de descarga está esquematizado na figura. Ao acionar a alavanca, toda a água do tanque é escoada e aumenta o nível no vaso, até cobrir o sifão. De acordo com o Teorema de Stevin, quanto maior a profundidade, maior a pressão. Assim, a água desce levando os rejeitos até o sistema de esgoto. A válvula da caixa de descarga se fecha e ocorre o seu enchimento. Em relação às válvulas de descarga, esse tipo de sistema proporciona maior economia de água.
A característica de funcionamento que garante essa economia é devida
a) à altura do sifão de água.
b) ao volume do tanque de água.
c) à altura do nível de água no vaso.
d) ao diâmetro do distribuidor de água.
e) à eficiência da válvula de enchimento do tanque.
a) à altura do sifão de água.
b) ao volume do tanque de água.
c) à altura do nível de água no vaso.
d) ao diâmetro do distribuidor de água.
e) à eficiência da válvula de enchimento do tanque.
Resolução nos comentários da postagem
11 Comentários
De acordo com a Lei de Stevin, a pressão hidrostática da água é proporcional à altura da água, não dependendo da quantidade (volume) de
ResponderExcluirágua.
Portanto, a característica de funcionamento que é responsável pela economia de água é o volume de água no tanque.
ALTERNATIVA: B
Professor Paulo a questão pergunta porque o sistema garante uma economia de água mas pode deixar muitas pessoas com dúvida porque se pensarmos em um volume (largura x altura) Onde as dimensões da largura Sejam muito superiores a da altura teríamos pouca pressão no vaso podendo não ser tão econômico devido a pouca eficiência.
Excluir*(Largura × altura x profundidade)
ExcluirAhhh, agora entendi.. Eh como se o tanque fosse estreito e comprido(verticalmente), logo a pressão ao dar descarga será a mesma de uma pressão se o tanque fosse largo e tivesse mais volume de água descendo, não eh mesmo? A burra da Veja explicou tudo errado. Falou que era pq o tempo de descarga seria definido nesse novo sistema, enquanto que no antigo era o tempo que a gente ficasse apertando... Nada a ver com a resolução do problema. Ainda bem que existe o prof.Paulo! =)
ResponderExcluirRsrs...
ExcluirNem tanto! Mas fico feliz em poder ajudar!
Abraços!
Ps. Próxima vez identifique-se para melhor conversarmos!
Ainda bem sim! Ja tinha visto duas explicações distintas para esse problema e não entendi nenhuma delas, agora finalmente entendi! Obrigada!
ExcluirSempre a disposição Priscila>
ExcluirFoi o que o anônimo falou: como o volume não importa em termos de pressão (que é a responsável por fazer os detritos descerem), então o novo vaso sanitário usa um menor volume de água, mas com a mesma altura, pra que apesar de não alterar a pressão, use-se menos água.
ResponderExcluirÉ isso mesmo? Acho que finalmente entendi! Obrigado prof :)
Exatamente Carol. Muito obrigado por participar de nosso ambiente.
ExcluirAbraço.
reduzindo a altura do sifão não iria precisar de menos água não?
ResponderExcluirNão, Diego. Apenas reduziria a quantidade de água no vaso, mas não na caixa de descarga. Obrigado pela participação.
ExcluirCom seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.
Muito obrigado por participar de nosso Blog!
Abraços!