Galáxia mais densa descoberta nas vizinhanças da Via Láctea

Galáxia mais densa descoberta nas vizinhanças da Via Láctea
A galáxia-anã ultracompacta foi encontrada no aglomerado de galáxias da Virgem. [Imagem: X-ray: NASA/CXC/MSU/J.Strader et al. Optical: NASA/STScI]
Galáxia mais densa


Imagine a distância entre o Sol e a estrela mais próxima de nós, a Alpha Centauri - são 4 anos-luz.


Agora, imagine 10 mil estrelas do tamanho do nosso Sol amontoadas nesse mesmo espaço.


Esta é a densidade de uma galáxia supercompacta que acaba de ser descoberta por uma equipe internacional de astrônomos.


"Esta galáxia é mais maciça do que qualquer galáxia-anã ultracompacta de tamanho comparável," disse Jay Strader, da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos. "E é, sem dúvida, a galáxia mais densa conhecida no universo local."


A galáxia-anã ultracompacta foi encontrada no aglomerado de galáxias da Virgem, um grupo de galáxias localizado a cerca de 54 milhões de anos-luz da Via Láctea.


O que torna esta galáxia, chamada M60-UCD1, tão notável é que cerca de metade da sua massa está concentrada dentro de um raio de apenas 80 anos-luz.


Isso torna sua densidade de estrelas cerca de 15 mil vezes maior do que a encontrada nas vizinhanças da Terra na Via Láctea.


"Viajar de uma estrela para outra seria muito mais fácil na M60-UCD1 do que na nossa galáxia," disse Strader. "Como as estrelas estão muito mais próximas umas das outras nesta galáxia, levaria apenas uma fração do tempo."

Fonte: Inovação Tecnológica

Postar um comentário

0 Comentários