Inúmeros estudos têm atestado os benefícios à saúde da curcumina, um composto presente no açafrão.
O problema é que também verificou-se que a maior parte da curcumina ingerida pode ser simplesmente eliminada do organismo, sem aproveitamento.
Mas Nicholas Young e sua equipe da Universidade do Estado de Ohio (EUA) descobriram como modificar a formulação do tempero para liberar seus benefícios anti-inflamatórios em todo o corpo.
"Há uma razão para que este composto venha sendo usado há centenas de anos na medicina oriental. E este estudo sugere que nós identificamos uma maneira melhor e mais eficaz para disponibilizar a curcumina e saber para quais doenças devemos usá-la, de forma que possamos tirar proveito do seu poder anti-inflamatório," disse o Dr. Young.
O composto do açafrão tem sido usado há séculos como um tratamento da medicina ayurvédica, para doenças como alergias, diabetes e úlceras.
A curcumina em pó foi misturada com óleo de rícino e polietileno glicol em um processo nanotecnológico, criando um fluido repleto de minúsculas vesículas cheias de curcumina, chamado nanoemulsão.
Este processo permite que o composto se dissolva e seja mais facilmente absorvido pelo intestino, entrando então na corrente sanguínea e nos tecidos.
"Vislumbramos que esse nutracêutico possa ser usado tanto como um suplemento diário para ajudar a prevenir certas doenças, quanto como uma droga terapêutica para ajudar a combater a inflamação nociva observada em muitas doenças," disse Young. "A distinção [entre os dois usos] está na quantidade indicada - uma dose baixa para a prevenção e doses mais elevadas para a supressão da doença."
O termo nutracêutico refere-se a alimentos ou nutrientes que fornecem benefícios médicos ou de saúde.
Fonte: Diário da Saúde
0 Comentários
Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.
Muito obrigado por participar de nosso Blog!
Abraços!