![]() |
A fragrância, representada por FG, é liberada na presença da água do suor. [Imagem: Nimal Gunaratne et al. - 10.1039/C5CC00099H] |
Um novo sistema de liberação dos componentes aromáticos de um perfume garante que, quanto mais a pessoa transpirar, mais cheirosa ela vai ficar.
O novo perfume libera mais do seu aroma quando ele entra em contato com a umidade, o que significa que a pessoa vai cheirar melhor quanto maiores forem seus níveis de suor.
Este mecanismo inovador foi criado ligando as moléculas responsáveis pela fragrância a um líquido iônico, essencialmente um sal sob a forma de líquido, que não tem nenhum cheiro.
O "líquido iônico perfumado" libera seu aroma quando entra em contato com a água, permitindo que o cheiro do perfume seja mais intenso na presença da água liberada pelas glândulas sudoríparas.
Outra vantagem é que o perfume tem a capacidade de remover os maus odores provenientes do suor - os compostos "tiol", que são responsáveis pelo mau cheiro do suor, são atraídos para o líquido iônico, juntando-se a ele e perdendo sua potência odorífera.
"Isto não apenas tem um grande potencial comercial, já que poderá ser utilizado em cosméticos e perfumes, como também pode ser usado em outras áreas da ciência, como a liberação lenta de certas substâncias," disse o Dr. Nimal Gunaratne, da Universidade Queens de Belfast.
A liberação lenta de compostos ativos é uma das áreas mais pesquisadas em busca de remédios com menos efeitos colaterais.
Fonte: Diário da Saúde
0 Comentários
Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.
Muito obrigado por participar de nosso Blog!
Abraços!