O avião elétrico é silencioso, com o ruído característico apenas da hélice. [Imagem: EBC/Agência Brasil] |
Avião elétrico brasileiro
A Itaipu Binacional e a empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), colocaram no ar, nesta terça-feira (23), o primeiro avião elétrico tripulado da América Latina.
O voo inaugural e a apresentação oficial da aeronave, batizada de Sora-e, ocorreram na pista do aeroporto da binacional, localizada na margem paraguaia da usina, no município de Hernandarias.
O voo de testes durou apenas cinco minutos, seguindo um roteiro criterioso de testes para novas aeronaves.
O Sora-e tem 8 metros de envergadura (de uma ponta a outra da asa) e peso total de 650 quilos.
Desenvolvido pelas equipes técnicas da Itaipu e da ACS, com financiamento da Finep, o avião elétrico está equipado com dois propulsores Enrax, de 35 kW cada um, fabricados na Eslovênia, e seis conjuntos de baterias de íons de lítio poliméricas, que alcançam uma tensão de 400 volts.
O Sora-e pode levar duas pessoas (piloto e passageiro) e tem autonomia de 45 minutos de voo, expansível para uma hora e meia, com velocidade de cruzeiro de 190 km/h e velocidade máxima de 340 km/h.
A estrutura do avião é de fibra de carbono e a hélice foi fabricada nos Estados Unidos, pela empresa Craig Catto, atendendo as especificações do projeto.
O Sora-e é o primeiro projeto aeronáutico do Programa de Veículos Elétricos da Itaipu Binacional. [Imagem: EBC/Agência Brasil]
Programa Veículo Elétrico
De acordo com Celso Novais, coordenador do Programa Veículo Elétrico da Itaipu Binacional, o interesse de Itaipu no projeto é aprofundar os estudos sobre materiais compostos usados no setor aeronáutico, considerados fundamentais para a redução do peso dos veículos elétricos - quanto menor o peso do veículo, maior a sua autonomia.
"O avião é um meio de transporte em que o peso é determinante. Por isso, esse know-how nos ajudará a encontrar soluções para melhorar a autonomia dos nossos veículos elétricos", comentou.
O Programa Veículo Elétrico da Itaipu já montou mais de 80 veículos elétricos de solo, a metade incorporada à própria frota e o restante destinado a parceiros do programa. Os protótipos incluem carros de passeio, caminhões, utilitários e ônibus, todos equipados com motor elétrico.
A empresa ainda mantém uma oficina para montagem dos compactos elétricos modelo Twizy, em parceria com a Renault, e trabalha no projeto da bateria de sódio nacional, com recursos da Finep e parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Outro projeto é na área de armazenamento de energia, em conjunto com o Exército brasileiro.
Há um ano, Itaipu também desenvolve o Programa de Mobilidade Inteligente (Mob-i), em parceria com o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (Ceiia), de Portugal. O esforço já conta com projetos-piloto em Foz do Iguaçu, Curitiba e Brasília.
Além de carros elétricos, o Mob-i conta com postos para abastecimento (os eletropostos) e utiliza a plataforma Mobi.me, aplicativo que fornece em tempo real indicadores como o dinheiro poupado em abastecimento, o CO2 que deixou de ser emitido na atmosfera e o número de quilômetros rodados.
Matéria colhida na íntegra em Inovação Tecnológica
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