Por que tanta gente aderiu à mania de tirar autorretratos - as famosas selfies? [Imagem: Nate Edwards/BYU Photo] |
Você faz. Seu pai, mãe, irmãos e amigos provavelmente também fazem. Líderes mundiais e artistas fazem isso - embora alguns sejam melhores do que outros.
Mas por que tanta gente aderiu à mania de tirar autorretratos - as famosas selfies?
Assim que a mania surgiu, os psicólogos sacaram rápido a resposta que parecia mais à mão, provavelmente a mais simples: narcisismo.
Mas, aos poucos, ficou claro que a motivação para tirar selfies geralmente vai além da auto-obsessão ou do exibicionismo.
"É importante reconhecer que nem todo mundo é um narcisista," defende Steven Holiday, da Universidade Brigham Young (EUA).
Depois de analisar os resultados de pesquisas e entrevistas, Holiday e seus colegas identificaram três categorias de tiradores de selfie: os comunicadores, os autobiógrafos e os autodivulgadores.
Os comunicadores usam as selfies principalmente para envolver seus amigos, familiares ou seguidores em uma conversa: "O negócio deles é a comunicação bidirecional," explicou Maureen Elinzano, coautora da pesquisa. O que quer que façam, registram para tentar levar seus amigos a fazer o mesmo ou a discutir algum assunto.
Os autobiógrafos usam as selfies como uma ferramenta para registrar eventos importantes em suas vidas e preservar memórias significativas. E, embora as pessoas neste grupo gostem que outros vejam suas fotos, elas não estão necessariamente buscando ofeedback e o envolvimento que os comunicadores buscam.
Os autodivulgadores se congregam no menor dos três grupos. "São as pessoas que amam documentar suas vidas inteiras", disse Harper Anderson, coautor da pesquisa. "E, ao documentar e compartilhar suas vidas, elas esperam apresentar a si mesmas e as suas histórias sob um aspecto positivo." Este é o grupo que melhor se encaixa no estereótipo do narcisista, ainda que os narcisistas verdadeiros possam ser apenas uma parte dele.
Identificar e categorizar os três grupos é importante em parte porque "é um tipo de fotografia diferente do que já experimentamos antes," disse Holiday.
"Eu posso ir no Facebook ou no Instagram e ver que as pessoas têm o desejo de participar de uma conversa. É uma oportunidade para elas se expressarem e obterem algum tipo de retorno sobre essa expressão," acrescentou.
E entender os motivos das pessoas para tirar selfies, por sua vez, pode ser valioso porque "daqui a muitos anos, a história visual da nossa sociedade vai ser em grande parte composta de selfies. Descobrir por que as pessoas fazem isso contribui muito para a discussão sobre as selfies e a comunicação visual em geral," finalizou Matt Lewis.
Fonte: Diário da Saúde
0 Comentários
Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.
Muito obrigado por participar de nosso Blog!
Abraços!