ENEM 2018 - Caixas de Som

Nos manuais de instalação de equipamentos de som há o alerta aos usuários para que observem a correta polaridade dos fios ao realizarem as conexões das caixas de som. As figuras ilustram o esquema de conexão das caixas de som de um equipamento de som mono, no qual os alto-falantes emitem as mesmas ondas. No primeiro caso, a ligação obedece às especificações do fabricante e no segundo mostra uma ligação na qual a polaridade está invertida.


O que ocorre com os alto-falantes E e D se forem conectados de acordo com o segundo esquema?

A) O alto-falante E funciona normalmente e o D entra em curto-circuito e não emite som.

B) O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências ligeiramente diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno de batimento.

C) O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências e fases diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno conhecido como ruído.

D) O alto-falante E emite ondas sonoras que apresentam um lapso de tempo em relação às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno de reverberação.

E) O alto-falante E emite ondas sonoras em oposição de fase às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno de interferência destrutiva nos pontos equidistantes aos alto-falantes.



Resolução nos comentários da postagem

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Ao inverter a polaridade da caixa de som D, o seu alto-falante emitirá ondas sonoras com a fase invertida em relação à ligação correta. Dessa forma, as caixas E e D estarão emitindo ondas sonoras em oposição de fase. Havendo assim, interferência destrutiva.

    Alternativa: E

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!