Questão do ENEM 2009 - Física


Considere a seguinte situação hipotética: ao preparar o palco para a apresentação de uma peça de teatro, o iluminador deveria colocar três atores sob luzes que tinham igual brilho, e os demais, sob luzes de menor brilho. O iluminador determinou, então, aos técnicos, que instalassem no palco oito lâmpadas incandescentes com a mesma especificação (L1 a L8), interligadas em um circuito com uma bateria, conforme mostra a figura.


Nessa situação, quais são as três lâmpadas que acendem com o mesmo brilho por apresentarem igual valor de corrente fluindo nelas, sob as quais devem se posicionar os três atores?
A) L1, L2 e L3.
B) L2, L3 e L4.
C) L2, L5 e L7.
D) L4, L5 e L6.
E) L4, L7 e L8.

Resposta no comentário da postagem


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Solução comentada: Com certeza, L1 brilhará mais que todas as outras, pois é atravessada pela corrente total do circuito, não servindo para a nossa resposta. Depois de atravessar L1, a corrente divide-se para o grupo L2-L3, de resistência elétrica R + R = 2R, e para o grupo L4 a L8, cuja resistência vale:
    * R + R = 2R
    * L5-L6: R + R = 2R
    * L7-L8 em paralelo com L5-L6: 2R/2 = R
    * L5-L6-L7-L8 em série com L4: R + R = 2R
    Ou seja, o grupo formado pelas lâmpadas de L4 a L8 tem resistência total igual a do par L2-L3, que está em paralelo, recebendo por isso a mesma corrente (metade da corrente de L1 para cada ramo). Logo as lâmpadas L4, L2 e L3 são percorridas pela mesma corrente e brilham igualmente, prestando-se ao objetivo proposto na questão.
    Resposta: B

    ResponderExcluir
  2. como ficaria a planificação desse circuito?

    ResponderExcluir
  3. No esquema, basta colocar as lâmpadas em paralelo, L2 e L3, L5 e L6, entre L1 e L4, e, L4 e L7, respectivamente.

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!