Porque não devemos ligar o ar condicionado do carro com ele quente do Sol?

Imagem: Chevrolet
Um carro estacionado na sombra durante um dia com as janelas fechadas pode conter de 400-800 mg de Benzeno. Se está no sol a uma temperatura superior a 16º C, o nível de Benzeno subirá a 2000-4000 mg, 40 vezes mais o nível aceitável...

A pessoa que entra no carro mantendo as janelas fechadas inevitavelmente aspirará em rápida sucessão, excessivas quantidades desta toxina.

O Benzeno é uma toxina que afeta o rim e o fígado. E o que é pior, é extremamente difícil para o organismo expulsar esta substância tóxica.

Ar condicionado ou ar simples dos  Automóveis

O manual do condutor indica que antes de ligar o ar condicionado, deve-se primeiramente abrir as janelas e deixá-las assim por um tempo de dois minutos, porém não especificam "o porquê", só deixam entender que é para seu "melhor funcionamento".

Aqui vem a razão médica
:

De acordo com um estudo realizado, o ar refrescante antes de sair frio, manda todo o ar do plástico quente o qual libera Benzeno, que causa câncer (leva-se um tempo para dar-se conta do odor do plástico quente no carro). Por isto é a importância de manter os vidros abertos uns minutos.

"Por favor não ligar o ar condicionado ou simplemente o ar, imediatamente ao se entrar no carro. Primeiramente deve-se abrir as janelas e depois de um momento, ligar o ar e manter as janelas abertas uns 2 (dois) minutos."

Além de causar câncer, o Benzeno envenena os ossos,  causa anemia e reduz as células brancas do sangue.

Uma exposição  prolongada pode causar Leucemia, incrementando o risco de câncer.
Também pode causar um aborto. O nível apropriado de Benzeno em lugares fechados é de 50 mg/929 cm2.

Postar um comentário

12 Comentários

  1. cidadão, a quantidade de benzeno é 0,00000001 % da massa, sem teoria da conspiração vc consome algo chama estireno, que os copos descartaveis liberam quando vc coloca café quente;
    os quilogramas de gordura trans, a quantidade de radiação das antenas de celular, lembra da tv de tubo e seu canhão de elétrons, vc passa o dia em ambientes hostis para o seu corpo vc não vai pegar cancer ligando o ar condicionado

    ResponderExcluir
  2. Bom saber disso, obrigada

    ResponderExcluir
  3. Concordo querido, mas a postagem não está afirmando que você irá pegar câncer se ligar o ar condicionado do carro, mas, como em qualquer um dos outros casos citados por você mesmo, aumentam as possibilidades. É certo que vivemos o dia inteiro em ambientes hostis a nossa saúde, o que tentamos fazer é informar os meios que podemos adotar para melhorar nossas condições de vida.

    Muito obrigado pela participação. Suas informações são importantíssimas para o enriquecimento do ambiente.

    Abraços!!

    PS. Próxima vez identifique-se para melhor discutirmos.

    ResponderExcluir
  4. Chamar alguém de "querido"...magoou saber que um anonimo sabe mais que você, dr? hahahah

    ResponderExcluir
  5. Não amigo, é apenas uma forma carinhosa que uso para tratar as pessoas. Não fiquei magoado, ou nada do gênero, muito pelo contrário, adoro conversar e trocar experiências com os outros, principalmente quando sabem mais que eu, como o você afirmou. Por isso que pedi para que da próxima vez identificasse-se (reitero).

    Você, realmente é muito inteligente, e tenho certeza que poderia me ajudar muito a melhorar esse ambiente. Se for de seu interesse, no link de contatos saberá como entrar em contato comigo. Saiba que ficaria muito grato por sua contribuição!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Recebi hoje um e-mail com o mesmo conteúdo do seu post. Resolvi pesquisar e descobri ser apenas mais um alarme sem fontes de estudo ou provas concretas.
    Segue um post que desmente esse assunto:
    http://www.icarros.com.br/noticias/reportagens/mensagens-via-web-exigem-cautela/7687.html

    Mas a sua iniciativa em alertar as pessoas foi boa, como também é o seu blog! :)

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado Alcy, por ajudar a melhorar as informações do blog e contribuir com a boa formação de meus leitores.

    Grande abraço! E fique a vontade se quiser divulgar alguma matéria nesse espaço.

    ResponderExcluir
  8. As informações quando checadas antes evitam constrangimento.Fuja de pseudo matérias que dizem: repassem para o maior número de pessoas e sempre dizem: Estudos indicam (Que estudos? Quem indica?
    Por favor, leia o que é realidade sobre essa "lenda" acima em: http://www.quatrocantos.com/lendas/427_ar_condicionado_carro_benzeno.htm
    Assim ajudamos de verdade as pessoas.
    Parabéns pelo site.
    Paulo
    www.meuanjo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela participação Roberto! Abraços!

    ResponderExcluir

  10. Só sei que quando eu trabalhava dirigindo carro o dia todo com ar ligado, e tinha diversas paradas prolongadas onde eu deichava ligado o carro e ar-cond, pois o carro tava no sol e não se aguentava o calor, enfim: Eu tinha uma uma espécie de queimação no esofago, tipo uma gastrite, e senti garganta fechada, tambem começei a perder a voz, não conseguia falar alto,dor de cabeça, ai depois que parei de ficar exposto ao ar do carro isso tudo passou, gastei muito em exames achando até que era cancer de garganta, e não acusava nada, concluo que possa tr sido intoxicação por este benzeno já que melhorei sózinho e nunca mais tive isto a 1 ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas informações, peço apenas que nas próximas vezes identifique-se para podermos melhor dialogar.

      Abraços.

      Excluir
  11. Eu sei que da choque térmico

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!