Imagem do Google |
O município do Crato, na Região do Cariri, é a próxima cidade a sediar a feira do Ceará Faz Ciência, projeto criado pela Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece). O projeto de popularização da Ciência e Tecnologia pré-selecionou 25 trabalhos da região, que serão expostos nesta quarta-feira (13), a partir das 16 horas, na Praça da Rffsa.
A Região do Cariri teve 66 projetos cadastrados. Dentre os 25 projetos pré-selecionados está o de estudantes de Barbalha, que vem transformando o caldo do cana-de-açúcar em pó, utilizando o processo de secagem por camada de espuma. O método apresenta vantagens pois caracteriza-se como simples e de baixo custo.
Outro trabalho aborda a criação de um aplicativo para smartphones e tablets denominado Araripe´s Fossils Mobile, que facilita a busca por informações sobre paleontologia na Chapada do Araripe. A ideia partiu da necessidade que os pesquisadores do mundo inteiro têm em pesquisar informações muitas vezes restritas a publicações locais.
Um sistema para semáforos temporizados que utiliza energia fornecida por placas fotovoltaicas (Solar) é o trabalho de alunos de Iguatu. O fornecimento direto da rede de distribuição só alimenta o semáforo caso a outra forma de alimentação não esteja disponível.
Mais informações CLIQUE AQUI
Fonte: Governo do Estado do Ceará
2 Comentários
Essas iniciativas servem de motivação para que outros estudantes também se voltem para pesquisas cientificas!
ResponderExcluirVerdade. Até por que poucos de nossos alunos interessam-se pela iniciação científica.
ExcluirCom seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.
Muito obrigado por participar de nosso Blog!
Abraços!