Cientistas desenvolvem Wi-Fi 11 vezes mais rápido

Foto colhida no site Olhar Digital
Uma equipe que inclui cientistas do MIT, Harvard, Caltech e algumas universidades europeias, desenvolveu tecnologia que promete acelerar em 11 vezes ou mais a velocidade das redes Wi-Fi sem necessitar aumentar o poder de transmissão.

Basicamente, a novidade, batizada de TCP, otimiza o envio de dados, fazendo com que as perdas nesse processo desapareçam completamente. De acordo com a Technology Review, atualmente redes Wi-Fi chegam a perder entre 2% e 5% de seus pacotes de informações.

Nesse tipo de processo, a perda de um simples pacote de dados ocasiona um atraso na transmissão, comprometendo a velocidade da internet. É por essa razão que, em lugares que movimentam-se rapidamente (como um carro), a rede Wi-Fi ou 3G costuma ser mais lenta.

O processo completo de como a inovação funciona ainda é mantido em segredo. Mas, segundo o Extreme Tech, a novidade basicamente transforma os pacotes de dados em equações. Assim, quando uma informação se perde, o TCP a resolve naquele momento, evitando o atraso na transmissão.

Em fase de testes, o TCP já conseguiu bons resultados. No campo do MIT, por exemplo, a tecnologia fez o Wi-Fi ir de 1Mbps a 16 Mbps. Em um trem, o TCP aumentou a velocidade de 0,5 Mbps para 13,5 Mbps.

Esse tipo de novidade não pode ser implantada do dia para a noite, já que um aumento considerável e repentino na velocidade da internet poderia ocasionar problemas. Mas, se o TCP se concretizar, esse será um importante avanço na tecnologia.

Fonte: Olhar Digital

Postar um comentário

0 Comentários