Veículo elétrico recebe energia pelos pneus

Parado, apenas para demonstração, o mecanismo alimenta continuamente uma lâmpada de 100 Watts. [Imagem: Toyohashi University/Takashi Ohira]

Eletricidade sem fios
Engenheiros japoneses idealizaram uma nova forma de manter carregadas as baterias dos veículos elétricos.
Já existem várias propostas de mecanismos para recarregar os carros elétricos em movimento, usando eletricidade sem fios.
Por exemplo, estradas magnéticas poderiam fornecer energia para o veículo, ou para recarregar suas baterias, usando bobinas instaladas na parte inferior do carro.
Takashi Ohira e seus colegas da Universidade Toyohashi tiveram uma ideia ainda melhor e mais barata, que praticamente não exigirá nenhuma modificação no carro.
Energia pelos pneus
Ohira demonstrou que é possível transferir a energia elétrica para os carros remotamente, sem fios, aproveitando o aço usado no interior dos pneus.
Devido ao seu formato, o aço presente no interior dos pneus já é naturalmente uma bobina, pronta para capturar a eletricidade disponibilizada por eletrodos instalados sob o asfalto.
Como os fios de aço estão eletricamente isolados pela borracha do pneu, os pesquisadores usaram uma corrente de alta frequência, capaz de cobrir com segurança e confiabilidade a distância entre os eletrodos e a bobina.
Autonomia dos carros elétricos
Os pesquisadores testaram seu conceito usando um modelo de carro elétrico, em escala 1/32.
O carro circulou perfeitamente, com uma eficiência de penetração da eletricidade sem fios de 75% a 52 MHz.
"Se o esquema for aplicado na prática, nós acreditamos que ele permitirá um tremendo aumento na autonomia dos carros elétricos," disse Ohira.
No futuro, quando avenidas e rodovias estiverem preparadas para fornecer eletricidade para os veículos elétricos em movimento, esses veículos poderão usar um número muito menor de baterias, já que elas serão necessárias apenas nas vias locais, onde não houver suprimento de eletricidade sem fios.
Fonte: Inovação Tecnológica

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7 Comentários

  1. porquer não fazem mais facil um gerador feito direto semi eixo com uma bobina na parte interna da calha, proximo ao freio sem tocar na roda ai seria gerado energia sem precisar de asfalto especial.

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  2. Boa dica Jocean e muito obrigado pela participação!

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  4. A questão não me parece ser somente aproveitar a energia sinética mas sim construir um sistema capaz de enviar energia para o carro sem o uso de fios.
    O problema é pensar numa solução como essas para um país como o Brasil por exemplo, onde sequer um asfalto decente conseguimos obter.

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  5. Bode até ser uma boa ideia. Será que funciona dentro dos buracos nas ruas e asfaltos aqui no Brasil?
    Aqui no Brasil tem que primeiro ver um carro elétrico que aguente uns 10.000 km sem desmontar por causa dos buracos.

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    1. Boa observação, mas da próxima vez identifique-se para melhor discutirmos!

      Obrigado pela participação.

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