Pesquisas recentes têm mostrado uma conexão entre criatividade e doenças mentais. Por exemplo, a criatividade e a esquizofrenia usam os mesmos canais cerebrais.[Imagem: Wikipedia] |
Ócio criativo
Crianças devem ser motivadas a ficarem ociosas e entediadas para
desenvolverem sua capacidade criativa, afirma uma especialista em
educação.
Para Teresa Belton, pesquisadora da Universidade East Anglia, na
Grã-Bretanha, a expectativa cultural de que as crianças estejam sempre
ativas pode minar o desenvolvimento de sua imaginação.
A pesquisadora entrevistou um grande número de escritores, artistas e cientistas, durante sua busca sobre os efeitos do tédio.
Meera Syal, jornalista e comediante, afirmou que foi o tédio na infância que fez com que ela escrevesse.
O artista plástico Grayson Perry afirmou que ficar sem ter o que fazer era um estado criativo para ele.
A pesquisadora estudou detalhadamente as memórias da infância de
Syal, que cresceu numa pequena vila de mineiros, lugar sem muita coisa
para fazer.
"A ausência de coisas para fazer motivou (a escritora Syal) a gastar
horas do dia falando com outras pessoas e tentando outras atividades que
em outras circunstâncias ela jamais teria experimentado, como interagir
com os mais velhos e vizinhos e aprender a fazer bolos," especula a
pesquisadora.
"Tédio é frequentemente associado à solidão, e Syal gastou horas de
sua infância observando pela janela o campo e as florestas, assistindo a
mudança do clima e das estações."
"Mas o mais importante foi que o tédio a fez escrever. Ela mantinha
um diário desde pequena, que preenchia com observações, pequenas
histórias, poemas e críticas. Ela atribui a esta fase seus primeiros
passos como a escritora que se tornaria mais tarde", disse Belton.
Curto-circuito
Belton, que também já estudou o impacto da televisão e vídeos na
escrita das crianças, afirma ainda que "quando os pequenos não têm nada
para fazer, eles imediatamente ligam a TV, o computador, o celular ou
algum tipo aparelho com tela. O tempo gasto com estas coisas aumentou.
"Mas crianças precisam ter um tempo para parar e pensar, imaginando
que eles possuem seus próprios processos de pensamento e assimilação,
por meio de experiências com brincadeiras ou apenas observando o mundo
ao seu redor."
Este é o tipo de coisa que estimula a imaginação, ressalta a
pesquisadora, enquanto a tela de alguns aparelhos "tende a criar um
curto-circuito no processo de desenvolvimento da capacidade criativa".
Syal ainda reforça: "Você começa a escrever porque não há nada para
provar, nada a perder e nenhuma outra coisa para fazer. É muito
libertador ser criativo por nenhuma outra razão além do próprio
passatempo."
"Para o bem da criatividade talvez devamos diminuir nosso ritmo e ficar offline de tempos em tempos," conclui a pesquisadora.
Fonte: Diário da Saúde
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