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Os cientistas de fato estão adorando o Facebook.
Agora eles começaram a manipular o conteúdo que chega a alguns usuários, de forma a pesquisar como esses usuários se comportam.
Embora até o momento nenhuma crítica ética tenha sido levantada, Jeff
Hancock e seus colegas da Universidade de Cornell manipularam o
conteúdo das novidades que apareciam para quase 690 mil usuários do
Facebook durante um período.
Eles garantem que não chegaram a ler o conteúdo dos posts reais,
devido à política de privacidade do Facebook, tendo apenas contado a
ocorrência de palavras positivas e negativas em mais de três milhões de
mensagens postadas por esses usuários depois que eles eram expostos a
mais notícias positivas ou mais notícias negativas de forma controlada.
O experimento mostrou que a exposição a conteúdo emocionalmente
negativo leva o usuário a produzir e postar mais conteúdo negativo, e a
exposição a conteúdo positivo estimula a produção e postagem de conteúdo
positivo.
"O experimento manipulou a extensão em que pessoas foram expostas a
conteúdos emocionais em seus relatórios de novidades," relata o grupo,
que tem entre seus autores Adam Kramer, um funcionário do próprio
Facebook.
Os autores acreditam ter demonstrado que o contágio emocional
acontece mesmo sem interação, ou seja, sem que os usuários troquem
mensagens ou postem comentários nos artigos uns dos outros.
Sua conclusão é que a mera exposição a um conteúdo emocional positivo
ou negativo altera a tendência emocional que o usuário mostrará em suas
postagens posteriores.
O estudo "Experimental Evidence of Massive-Scale Emotional Contagion through Social Networks" foi publicado na revista científica PNAS (Proceedings of the National Academy of Science).
Fonte: Diário da Saúde
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