O Relógio do Longo Agora será um carrilhão capaz de funcionar por 10.000 anos - sem saltos de segundos.[Imagem: Rolfe Horne/The Long Now Foundation] |
Mais tempo
O ano de 2015 terá um segundo a mais.
Em 30 de junho, será acrescido um segundo ao Tempo Universal Coordenado (UTC) para fazer a correção do Tempo Atômico Internacional (TAI).
A alteração se faz necessária porque a velocidade de rotação da Terra registra variações, enquanto os relógios atômicos que geram e mantêm a hora legal possuem uma precisão que chega a um segundo em milhões de anos.
A velocidade de rotação da Terra sofre variações em virtude dos efeitos gravitacionais do Sol, da Lua e dos planetas, e também resultado dos deslocamentos de massas terrestres em diferentes partes do planeta.
Segundo intercalado
No dia 30 de junho, o relógio oficial irá registrar a sequência: 23h59min59s - 23h59min60s, para só então passar a 1º de julho (0h00min00s).
Como essa correção é feita no horário de Greenwich, no Brasil a correção ocorrerá três horas antes. O Observatório Nacional, responsável pela geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira, fará o acréscimo desse segundo às 21h, horário de Brasília.
Embora pareça pequena, a mudança impacta a sociedade principalmente no que se refere às relações comerciais. As empresas sincronizadas aos servidores do Observatório Nacional terão essa mudança automaticamente, enquanto as demais precisam providenciar suas adequações.
A correção do chamado "segundo intercalado" ou "segundo bissexto" (leap second) é determinada pelo IERS (International Earth Rotation and Reference Systems Service). O último acréscimo do segundo intercalado aconteceu em 2012.
Há várias propostas para eliminação desse acréscimo de um segundo, mas os países envolvidos nunca chegaram a um consenso.
Matéria colhida na íntegra em Inovação Tecnológica
0 Comentários
Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.
Muito obrigado por participar de nosso Blog!
Abraços!