Informações organizadas demais destroem criatividade


A organização excessiva das informações pode ser um empecilho à inovação e à criatividade.
[Imagem: Rotman School of Management/UToronto]
Ideias e conceitos apresentados de forma estruturada nos ajudam a entender o mundo com menos esforço e são a base da organização das atividades humanas.
Contudo, essa mesma estruturação pode destruir a criatividade, da qual dependemos tanto para enfrentar os problemas que fogem do trivial.
A maioria das pesquisas nas áreas de educação e gestão tem apoiado a ideia de que dar estrutura à informação torna mais fácil lidar com sua complexidade e aumenta a eficiência com que lidamos com ela. Mas parece que esses ganhos vêm com um custo elevado.
"Uma informação organizada como uma estrutura hierárquica também pode ter um lado escuro," advertem Yeun Joon Kim e Chen-Bo Zhong, da Universidade de Toronto (Canadá).
Em um série de experimentos, a dupla constatou que os participantes apresentam menos criatividade e flexibilidade cognitiva quando precisam completar tarefas usando conjuntos categorizados de informações, em comparação com aqueles que precisavam trabalhar com itens sem qualquer organização especial.
Os voluntários do grupo de informações organizadas gastaram menos tempo em suas tarefas, o que parece ser algo bom em termos de eficiência. Contudo, dizem os pesquisadores, isso também demonstra que lhes foi exigido menos persistência, o que é reconhecidamente um ingrediente-chave para a criatividade.
Estes resultados podem ser interessantes para os líderes de equipes multidisciplinares, que tendem a apresentar taxas de inovação inconsistentes - talvez porque os membros da equipe possam continuar a organizar suas ideias de acordo com similaridades funcionais ou segundo a área de sua especialização de cada membro, sem demandar formas novas que levem à inovação.
"Nós sugerimos que as pessoas coloquem suas ideias aleatoriamente em um quadro branco e depois pensem em algumas de suas conexões," recomenda Kim, ressaltando que é necessário ficar atento à nossa tendência para classificar as informações, principalmente aqueles que trabalham em indústrias tipicamente criativas, de quem se espera a apresentação de ideias inovadoras ou em formatos inovadores.
Fonte: Diário da Saúde

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