Japão construirá avatares robóticos para exploração espacial

Os testes começarão na Estação Espacial Internacional, com previsão de chegada à Lua e Marte. Imagem: Jaxa

A JAXA, agência espacial japonesa, em parceria com universidades, institutos de pesquisa e empresas, lançou um projeto destinado a criar avatares robóticos espaciais.
O projeto, batizado de Avatar X, pretende criar robôs espaciais avançados que serão controlados por humanos na Terra em um ambiente de imersão total.
Segundo a JAXA, serão "avatares do mundo real, que permitirão que os humanos construam remotamente acampamentos na Lua, apoiem missões espaciais a longo prazo e explorem ainda mais o espaço à distância."
Para isso, serão desenvolvidas três linhas de pesquisa e desenvolvimento, com orientação eminentemente prática: construção remota no espaço, incluindo as superfícies da Lua e de Marte; operação e manutenção de estações e instalações espaciais a partir da Terra; e entretenimento baseado no espaço e viagens para o público em geral.
Estabelecidos os parceiros, públicos e privados, o projeto Avatar X vai entrar agora na segunda fase, que envolverá a construção de um laboratório na cidade de Oita, chamado Avatar X Lab@OITA.
O laboratório já contará com toda a infraestrutura de telecomunicações para que os protótipos de robôs avatares sejam testados em condições reais no espaço.
A terceira fase do projeto deverá começar em 2020, já com o laboratório pronto, consistindo no envio ao espaço dos primeiros protótipos, inicialmente a bordo do laboratório japonês Kibo, na Estação Espacial Internacional.
"Uma vez que as capacidades dessas novas tecnologias sejam confirmadas no ambiente espacial, a quarta fase começará. A fase quatro envolverá a implementação da tecnologia Avatar X para começar a construir e explorar ainda mais a Lua, Marte e além," afirmou a JAXA.


Postar um comentário

0 Comentários