Emoções positivas são mais contagiosas do que as negativas

O estudo confirma que o mundo virtual reproduz o que acontece no mundo real, onde atos de bondade se espalham pela sociedade.[Imagem: Pnas]
Emoções virais
Uma análise de 3.800 usuários do Twitter, escolhidos aleatoriamente, revelou que as emoções se espalham de forma viral através da rede social.
Mas há um detalhe interessante: as emoções positivas são muito mais propensas a se espalhar do que as negativas.
"O que você tuíta e compartilha na rede social importa. Frequentemente, você não está apenas se expressando - você está influenciando os outros," garantem Emilio Ferrara (Universidade do Sul da Califórnia) e Zeyao Yang (Universidade de Indiana).
Contágio emocional
A dupla criou um algoritmo que rastreia as mensagens e mede o valor emocional de cada uma, classificando cada tuíte como positivo, negativo ou neutro.
A seguir, o programa fez uma comparação do sentimento detectado na mensagem de cada usuário com a frequência de outros sentimentos que apareceram em todos os tuítes desse usuário durante a hora anterior.
Cerca de 20% dos usuários foram considerados altamente suscetíveis ao que os pesquisadores descreveram como "contágio emocional" - com mais da metade dos seus tuítes afetados pelas emoções detectadas nas mensagens que eles receberam na hora anterior.
E esses usuários "emocionalmente contagiados" mostraram-se quatro vezes mais susceptíveis de serem afetados pelos tuítes positivos do que pelos negativos.
Emoções positivas são mais contagiosas do que as negativas
Na vida real as emoções fortes chegam a sincronizar os cérebros dos envolvidos. [Imagem: Lauri Numminmaa]
Aqueles menos susceptíveis de serem afetados pelo contágio emocional ainda assim apresentaram quase o dobro de probabilidade de serem afetados pelos tuítes positivos do que pelos negativos.
Emoções nas redes sociais
No geral, entre todos os usuários, independentemente da susceptibilidade emocional, as emoções positivas mostraram-se mais contagiosas do que as emoções negativas.
Os pesquisadores afirmam que isto pode ser relevante para o planejamento de intervenções com usuários que experimentam depressão ou outras formas de transtornos de humor.
Pesquisa ética
O Facebook foi criticado, e investigado, no ano passado em uma pesquisa sobre emoções que interferiu ativamente nas notícias recebidas por mais de 700.000 usuários - o estudo também concluiu que as emoções são contagiosas.
Ao contrário daquele experimento, Ferrara e Yang não manipularam o que os usuários do Twitter estavam recebendo ou lendo - eles simplesmente observaram o que estava acontecendo e analisaram os dados.

Matéria colhida na íntegra em: Diário da Saúde

Postar um comentário

0 Comentários