LHC pode ter encontrado super-partícula inesperada

Pares de fótons (verdes) sugerem a existência de um super bóson, seis vezes mais pesado que o bóson de Higgs.[Imagem: CMS/CERN]
Parece que a nova fase turbinada do LHC não será de decepção total nesse primeiro ano.
Ainda não é uma descoberta de pleno direito, com seus cinco sigmas, mas os indícios são fortes de que há um novo bóson além do de Higgs - muito além.
Segundo reportagem publicada pela revista Nature, "pares de fótons produzidos nas colisões do LHC sugerem a existência de um bóson com uma massa de 750 gigaeletronvolts" (GeV).
O bóson de Higgs detectado pelo LHC em 2012 - que muitos físicos ainda afirmam ser "um", mas não necessariamente, "o" bóson de Higgs - tem energia entre 125 e 127 GeV.
Os indícios da nova partícula foram capturados pelos detectores CMS e ATLAS na forma de um decaimento em dois fótons de mesma massa. Os dados indicam que provavelmente se trata de um bóson, mas não necessariamente igual ao de Higgs - a partícula que dá massa a todas as outras.
Se os dados se confirmarem, o que exigirá mais colisões ao longo do ano de 2016, a nova partícula seria quatro vezes mais massiva do que a partícula mais pesada conhecida até agora, o quark top, e seis vezes mais massiva do que aquela considerada como bóson de Higgs.
Segundo os físicos, se uma partícula tão pesada se confirmar, ela vai "empalidecer" a importância da descoberta do bóson de Higgs, abrindo um capítulo inteiramente novo e inesperado no campo da física de partículas.
Por outro lado, até agora não surgiu nenhum sinal de outra partícula muito esperada pelos físicos.
A partícula hipotética é conhecida como gluíno, que daria sustentação a uma teoria conhecida como supersimetria, uma teoria que prevê que, para cada férmion (como quarks, elétrons e neutrinos), há um bóson correspondente, como o de Higgs.
A continuar desse jeito, dizem os físicos, a teoria da supersimetria terá que ser abandonada por falta de comprovação experimental.

Fonte: Inovação Tecnológica

Postar um comentário

0 Comentários