O Twitter realmente molda a opinião pública?

É até difícil ver no gráfico o momento em que uma opinião se torna dominante: tudo acontece logo nos primeiros instantes de disseminação da mensagem. [Imagem: F.Xiong/BJTU]
Como exatamente o Twitter, com seus 241 milhões de usuários, tuitando 500 milhões de mensagens por dia, moldam a opinião pública?
Ou, antes, será que essa enxurrada de mensagens realmente molda a opinião pública, ou representa mais uma espécie de pesquisa de opinião quase instantânea?
Estas questões foram abordadas por um grupo de pesquisadores chineses, que investigaram como as opiniões evoluem no Twitter.
Estabilização rápida
Depois de analisar 6 milhões de mensagens tuitadas ao longo de um período de seis meses, os pesquisadores verificaram que os pontos de vista dominantes e majoritários no Twitter emergem muito rapidamente.
E, uma vez estabilizados, eles dificilmente vão mudar.
A opinião pública expressa no Twitter frequentemente evolui rapidamente e nivela em um estado ordenado no qual uma opinião permanece dominante.
Este "consenso" é impulsionado pelos endossos de grupos cada vez maiores, com uma opinião alcançando hegemonia.
Se é um efeito "pesquisa de opinião" ou "maria vai com as outras", os pesquisadores chineses não conseguiram ainda elucidar.
Mas o trabalho também revelou que, mesmo quando as opiniões dominantes emergem, elas não atingem o consenso total.
Na verdade, quando os usuários do Twitter que detêm posições minoritárias são confrontados com a oposição esmagadora, eles ainda assim não se mostram susceptíveis a alterar as suas opiniões.
Efeito manada
Fei Xiong e Liu Yun, da Universidade Jiaotong, em Pequim, afirmam que essas constatações podem moldar a forma como candidatos políticos executam suas campanhas de mídia social ou influenciar a forma como as empresas comercializam os seus produtos e serviços.
Como os níveis de opinião pública nivelam e evoluem para um estado ordenado em um curto espaço de tempo, as pequenas vantagens de uma opinião nos estágios iniciais podem se transformar em uma vantagem maior durante a disseminação da mensagem, disse Xiong.
Se perder o bonde, então não haverá jeito: "Uma vez que a opinião pública se estabiliza, é difícil mudá-la," acrescentou ele.
Fonte: Diário da Saúde

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