Ganho de peso da mãe não é culpa da gravidez, depende do estilo de vida e da idade.

Ganho de peso após a gravidez? A culpa não é da gravidez.
[Imagem: UMICH/Divulgação]
A gravidez tem sido culpada pelo ganho de peso permanente e pela obesidade em muitas mulheres, entretanto o verdadeiro culpado parece ser o estilo de vida, com uma boa participação da idade da mãe.

A professora Olga Yakusheva e sua equipe, da Universidade de Michigan (EUA), analisou o ganho de peso a longo prazo de mulheres que engravidaram em comparação com o ganho de peso em mulheres sem filhos.

As conclusões divergem da crença de que quilos extras obtidos durante a gravidez se traduzem em ganho de peso a longo prazo ou obesidade.

Os dados mostram que a idade e o estilo de vida da mãe - por exemplo, uma mãe ocupada, sem tempo para atividades físicas, ou que acaba comendo o restinho das crianças - são os verdadeiros culpados pela expansão da cintura nos anos que se seguem ao nascimento do filho.

Foram analisadas pela equipe cerca de 30.000 mulheres que deram à luz entre uma e quatro vezes. Embora a maioria delas nunca tenha voltado ao peso pré-gravidez, o seu peso 1 ou 2 anos após o parto era quase idêntico ao esperado se não tivessem tido filhos.

Mulheres com e sem filhos ganharam 0,88 gramas por ano devido à idade. Mas é aí que as mulheres divergiram - uma vez que seus bebês se tornaram crianças pequenas, as mães ganharam 0,45 gramas a mais anualmente do que as mulheres sem filhos.

"As mães tendem a colocar as necessidades dos seus filhos em primeiro lugar. Então talvez, elas não tenham tempo para se exercitar ou cuidar delas próprias. Também podem ser pequenas coisas como terminar a comida do prato da criança ou passar mais tempo sentado com seus filhos lendo ou assistindo a um filme," ponderou Yakusheva.

Yakusheva enfatiza que essas descobertas não devem fazer com que as mães se sintam culpadas.

"Compreender as exigências da maternidade e o ganho de peso relacionado à idade é importante para promover expectativas positivas da imagem do corpo após a gravidez", disse ela. "Enquanto as mulheres estiverem saudáveis, é isso o que importa."

A pesquisadora encoraja os convênios de saúde a aconselharem as mulheres sobre as alterações de peso relacionadas com a idade e as conscientizarem das formas sutis com que a maternidade pode aumentar estas alterações ao longo de muitos anos.

O estudo foi publicado na revista Women's Health Issues.

Fonte: Diário da Saúde

Postar um comentário

0 Comentários