O foguetão poderá levar cargas grandes ao espaço, como as que os ônibus espaciais levavam. Imagem: SpaceX |
Viajar
de foguete
Em
um futuro próximo, poderemos voar de foguete de uma cidade para
outra em questão de minutos - ao menos, essa é promessa que o
empresário Elon Musk, dono da SpaceX,
fez durante sua palestra no Congresso Internacional de Astronáutica,
na Austrália.
Voando
a até 27 mil km/h, qualquer trajeto de um ponto a outro da Terra
seria feito em menos de 1h. Uma viagem entre Londres e Nova Iorque
levaria apenas 29 minutos, em vez das 7h30 a 8h atuais.
Isso
deverá ser possível com o foguete BFR, que Musk diz estar sendo
alvo de todos os esforços de sua empresa.
Ele
aproveitou para atualizar seus planos
de ir a Marte - de uma previsão inicial de ir ao Planeta
Vermelho em 2018, a proposta agora é começar a fazer viagens a
Marte em 2024.
O serviço de lançamento de satélites também pode baratear, já que o BFR será totalmente reutilizável. Imagem: SpaceX |
Foguete
de múltiplos usos
O
BFR ainda é um foguete enorme, mas suas dimensões agora já são
menores do que Musk havia antecipado antes: 106 metros de altura e 9
metros de diâmetro, podendo erguer até 150 toneladas - antes eram
300. A principal diferença com a versão original está no custo,
disse Musk: "Acredito que descobrimos uma forma de custeá-lo.
Isso é muito importante".
A
forma de fazer isso, explicou o empresário, será concentrando todos
os esforços da empresa em criar uma única solução de transporte
para atender a todas as necessidades dos consumidores.
Isso
significa que o BFR será empregado tanto para lançar satélites e
prover serviços para a estação espacial - substituindo as atuais
cápsulas Falcon 9 e Dragon - como para levar astronautas à Lua e a
Marte, além de realizar o que Musk chamou de viagens "ponto a
ponto" na Terra.
O
estágio superior do BFR tem espaço para 40 cabines, cada uma das
quais pode levar de 5 a 6 pessoas.
"A
maioria das viagens hoje consideradas de longa distância poderiam
ser completadas em menos de meia hora," disse ele à plateia em
Adelaide. "Alguns consumidores são conservadores e querem ver o
BFR voar algumas vezes antes de se sentirem confortáveis para viajar
(com ele). Então, nosso plano é construí-lo antecipadamente e ter
veículos Falcon 9 e Dragon de reserva para que consumidores possam
ficar à vontade para usar foguetes e espaçonaves antigos. Mas
nossos recursos estarão voltados para construir o BFR."
Um dos grandes objetivos da SpaceX é chegar à Lua e a Marte. Imagem: SpaceX |
Reutilização
Ainda
que suas promessas levem bem mais tempo para se tornarem realidade do
que ele costuma anunciar inicialmente, a SpaceX conseguiu feitos
pioneiros, como pousar
foguetes orbitais 16 vezes seguidas após eles concluírem suas
missões no espaço - dois deles foram usados uma segunda vez.
Um
elemento-chave de sua visão é o conceito de reutilização.
Atividades espaciais são atualmente caras porque os itens empregados
são descartáveis. Mas não há razão, argumenta Musk, para um
sistema de foguete não possa ser feito para ser operado como um
avião de passageiros, no qual o maior custo é o combustível.
O
atual foguete Falcon 9 pode ser usado de novo parcialmente - só o
seu primeiro estágio pousa de volta e é reutilizado. O BFR seria
totalmente reutilizável, podendo voar diversas vezes.
Matéria
colhida na íntegra em: Inovação Tecnológica
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