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Imagem: Yara/Kongsberg/Divulgação |
O
primeiro navio
autônomo totalmente elétrico, o Yara Birkeland deverá
começar a operar na segunda metade de 2018, levando produtos da
fábrica de fertilizantes da Yara em Porsgrunn, até as cidades de
Brevik e Larvik - todas na Noruega.
O navio elétrico e autônomo
deverá substituir 100 caminhões, que fazem 40.000 viagens por ano.
Ele operará exclusivamente nessa rota, um trajeto de 12 milhas
náuticas, pouco mais de 22 km.
O
nome do navio é uma homenagem ao cientista norueguês Kristian
Birkeland, que também dá nome a correntes
de plasma supersônicas na porção superior da nossa atmosfera,
descobertas por ele.
O navio passará por uma etapa de
testes, com marinheiros e comandante a bordo, para validação de
seus sistemas e avaliação de segurança. A intenção dos
engenheiros dos estaleiros Kongsberg, responsável pela construção
do navio, é que o YARA Birkeland passe para uma operação
remota em 2019 e se torne totalmente autônomo em 2020.
"Como uma empresa líder
mundial de fertilizantes com uma missão para alimentar o mundo e
proteger o planeta, investir neste navio de emissão zero para
transportar nossas soluções de nutrição das plantações se
encaixa bem na nossa estratégia. Estamos orgulhosos de trabalhar com
a Kongsberg para fazer o primeiro navio autônomo e totalmente
elétrico do mundo entrar em operação comercial," disse Svein
Tore Holsether, da Yara.
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Imagem: Yara/Kongsberg/Divulgação |
O navio terá 70 metros de calado e 4.500
toneladas de porte bruto, poderá atingir até 18,5
km/h (10 nós), mas deverá operar em velocidade de cruzeiro de 11
km/h (6 nós).
Ele
será impulsionado por dois mecanismos azimutais, em que o motor
inteiro se movimenta para fazer o navio virar. Seu conjunto de
baterias pode prover até 4 MWh. As baterias
serão recarregadas enquanto o navio permanece nos terminais para
carga e descarga - o carregamento e descarregamento também serão
automatizados.
A
navegação autônoma se baseará em um extenso conjunto de sensores
redundantes, incluindo câmeras no visível e no infravermelho,
radar, lidar
e AIS, sigla em inglês para Sistema de Identificação Automática,
um sistema de monitoramento de curto alcance já utilizado em navios
e serviços de tráfego de embarcações.
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